domingo, 13 de novembro de 2011

CASA CHEIA NO FERIADÃO PARA PRESTIGIAR O BASQUETE

Com o avançar dos meses, a comunidade esportiva de Itaguaí observa o fim de algumas das competições esportivas do calendário 2011. No último domingo, 13, foi a vez da Copa Cidade do Porto de basquete, modalidade que há muito estava fora do calendário esportivo itaguaiense. Desde o dia 23 de outubro, 8 equipes bateram bola em busca de cestas de 2 e 3 pontos na Quadra Municipal. Base/ESB; Base/MSB; Cesarão; Itaguaí, Força X; Angra; Queimados e ETERJ começaram a disputa pelo belo troféu de campeão oferecido pela Prefeitura de Itaguaí, promotora do evento.
Quadra cheia no feriadão de 15 de novembro, Proclamação da República e de um esporte local em busca do desenvolvimento sem as amarras políticas de outrora. A programação da final foi bem eclética, tendo atividade para todos os níveis e idades. A festa começou com a apresentação dos cadeirantes da ANDEF, comandados por Itamar e, do outro lado, os cadeirantes da Adeso, sob a batuta de Paulo e Márcio. O pessoal de Itaguaí pode ver, pela primeira vez, o esporte paraolímpico. Quem assistiu certamente não esquecerá esse momento ímpar no esporte local. O discurso dos presentes era um só: aqueles atletas apresentavam mais disposição do que os ditos “normais”. A disputa foi percebida como muito mais intensa pelos cadeirantes em comparação com um jogo disputados por atletas sem deficiência alguma.
Após essa bela apresentação, rolou a decisão do 3º e 4º lugar, entre Base/ESB e Cesarão. O jogo bem disputado, com um começo de bastante equilíbrio entre os times. No entanto, a equipe do Cesarão apresentando um maior conjunto e menor número de erros venceu a 1ª etapa por 14x10. O destaque da 1ª etapa foi Rodolfo da Base/ESB, com 6 pontos. Na segunda etapa o Cesarão voltou com força total e não tomou conhecimento da equipe adversária. O Placar da partida foi de 35x24 para o Cesarão.
Foi então que, iniciou-se a grande final. O momento mais esperado por todos que estavam presentes. Base/MSB e Queimados entraram em quadra por volta de 13h30 para o último jogo da competição. Com a torcida bastante animada, a equipe de Queimados mostrou-se mais envolvente e manteve-se boa parte da 1ª etapa no ataque, obrigando a equipe da Base/MSB a mostrar o seu poderio defensivo, característica tão peculiar no basquete estadunidense. Como toda grande decisão, reclamação sobre a atuação da arbitragem e alguma discussão, porém nada que interferisse no bom andamento da partida. Na 2ª etapa, a equipe da Base conseguiu mudar o panorama da partida e saiu mais para o ataque, conseguindo alguns turnovers, a roubada de bola de futebol e que propicia o contra-ataque. A pontaria de Queimados não esteve tão apurada nessa etapa, o que permitiu o avanço da Base/MSB no placar. Porém, não foi suficiente para ficar com o caneco. Vitória de Queimados por 47x40.
Além dos atletas que promoveram essa bonita festa, o grande destaque foi para a torcida que compareceu à final do evento. O barulho feito foi digno dos melhores campeonatos do país. A competição foi realizada pela Secretaria de Indústria, Turismo e Esportes através da Coordenação de Esportes.