sábado, 26 de novembro de 2011

Brazukas e Santa Cândida fizeram jogo eletrizante

Em dia atípico para a disputa da Copa Cidade do Porto, competição promovida pela Prefeitura de Itaguaí, na última sexta, 25, rolaram as 2 últimas partidas das oitavas-de-final e encerrando o cruzamento para as quartas-de-final. Na 1ª partida da noite, Elefante.Com e Coroa Grande enfrentaram-se num jogo marcado pelo desfalque de ambas as equipes, com número limitado de jogadores e, com o Coroa promovendo a estreia de Ricardo no gol. A partida se desenhou com contornos que teríamos mais uma zebra, já que o Elefante.Com resolveu apelar para a garra e deixar a técnica de lado. Mesmo assim, a 1ª etapa mostrou um placar favorável ao Coroa Grande, 1x0, gol de Fabio. Na 2ª etapa as equipes abriram a guarda totalmente e, assim, o Elefante virou com gols de Phillipe. Após uma bela bronca do técnico Cláudio Figueiredo e do comando do craque Luan em quadra, a equipe de Coroa resolveu mostrar o que sabe e partiu para o ataque. Carlos Alexandre marcou 2 e Luan passou a régua. Inclusive, ele foi o destaque do futebol arte da noite com a carretilha dada num adversário que ia resultando num lance espetacular.
Na partida de fundo, o jogo da competição até o momento. A partida mais equilibrada das oitavas e, quem vencesse não seria zebra conforme aconteceu em outras partidas dessa fase devido ao equilíbrio e ao histórico de ambas as equipes. O Brazukas com uma equipe um pouco mais leve e jogo mais rápido e o Santa Cândida com uma equipe mais pesada, porém fazendo a bola rolar mais em quadra, sempre em direção ao artilheiro Luizinho. A partida começou bastante acirrada com lances duros e controversos. As equipes com uma rodagem alta na estrada das quadras tentaram ganhar a arbitragem no bico ao mesmo tempo em que reclamavam quando não eram atendidos. Em relação à arbitragem, o 1° tempo foi marcado pela reclamação dos atletas de Santa Cândida e, no 2° tempo, o processo se inverteu, e aí quem reclamou foram os Brazukas. 
Mas, falando do jogo que é o que interessa, a equipe de Vila Geni, como gosta de frisar seu técnico Michael, abriu o marcador com gols de Gabriel e Erison em duas falhas do experiente goleiro Tiago, que apesar da idade é um veterano nas competições de futsal em nosso município. O nervosismo tomou conta de toda a equipe provocando, inclusive, a expulsão de Rafael ainda no 1° tempo. A liderança em quadra foi de Luizinho que pediu calma aos atletas que, aos poucos, voltaram a jogar bola e buscaram o empate, que foi o resultado final da 1ª etapa. 
No 2° tempo, após um intervalo que demorou um pouco mais que o habitual e serviu para acalmar os ânimos, o Brazukas apesar de toda reclamação conseguiu a vantagem no placar novamente através de um gol contra de Alessandro, numa trama rápida na área do Santa Cândida. Mas, logo em seguida, Luizinho, marcando o seu 2° gol na noite e consolidando a artilharia, deixou tudo igual na Quadra Municipal. 3x3 e o jogo se encaminhava para o final quando Gabriel, o camisa 31 da equipe de Vila Geni fez o 4°, porém a sua equipe não fechou a retaguarda e continuou em cima tentando o 5° com o intuito de garantir a vitória sem sobressaltos. Mas, numa dessas subidas, o Santa Cândida armou o contra-ataque e Ivan, fazendo o seu 2° gol na noite, decretou novo empate, 4x4. Nesse momento o Brazukas sentiu-se acuado devido a 5ª falta que eles haviam cometido muito cedo, perdendo essa arma na marcação de um time experiente e envolvente como o Santa Cândida. No entanto o ponteiro bateu na casa dos 20 minutos e os presentes veriam a 2ª disputa por pênaltis em 2 dias.  
Erison abriu o trabalho para os Brazukas e converteu. Luizinho empatou a disputa. Jeferson, o artilheiro de Vila Geni, deixou o Brazukas em vantagem. Ivan empatou novamente para o Santa Cândida. Gabriel fez o terceiro. Tiago, goleiro do Santa Cândida deixou o placar igual. Cadu foi para a 4ª cobrança do Brazukas e Tiago defendeu mandando a bola para lateral. Nem deixou o Santa Cândida em vantagem, 4x3. Rafael foi para a 5ª cobrança do Brazukas com a obrigação de fazer e manter viva a esperança da vitória, mas mandou sua cobrança à esquerda do goleiro Tiago que fechou o canto e saiu para comemorar com a equipe a vitória e a vaga nas quartas-de-final. A Copa Cidade do Porto é uma promoção da Prefeitura de Itaguaí e realizada pela Secretaria de Indústria, Turismo e Esportes através da Coordenação de Esportes.