Quem foi até a praça do Jardim América no último sábado, 12, pode ver o melhor do handbeach do Estado. 7 equipes correram atrás do caneco durante todo o ensolorado dia. Essas equipes vieram de Itaguaí, Seropédica e do município do Rio de Janeiro, inclusive o atual campeão do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia, a equipe do Arena Beach Handball.
A competição teve seu início por volta de 9h30 e, começou eletrizante. As equipes começaram a plenos pulmões atrás das vagas para as semifinais. Itaguaí II, Cidade das Crianças e Arena estavam no grupo A, enquanto que, Itaguaí I, São Lucas, Rural e Alfredo Prado estavam no B.
No grupo A, a disputa foi bastante equilibrada. As 3 equipes tinham chances de classificação na última rodada. Cidade das Crianças torcia contra a equipe Itaguaí II, pois já havia realizado seus 2 jogos e agurdava o resultado do jogo entre Arena e Itaguaí II. A equipe local assustou os atuais campeõs do circuito brasileiro ao vencerem o 1° set por 15-6. No 2° set, a partida correu equilibrada até o fim, quando prevaleceu a maior experiência dos cariocas do Arena, que garantiram a vitória por 14-12. No um contra o goleiro (espécie de penâltis do handbeach), o Arena garantiu a 1ª colocação no grupo ao vencer por 4-2 e a partida por 2 sets a 1. Com esse resultado, a equipe da Cidade das Crianças, dirigida por Ivo e Flávio, ficaram em 2° e, ambas as equipes esperavam agora a definição do Grupo B para se armarem taticamente visando a final da competição.
No grupo B, os embates foram mais demorados, afinal o grupo era um pouco maior, com 4 equipes. Nessa chave a disputa foi mais tranquila, já que Itaguaí I e Alfredo Prado venceram suas 2 partidas e chegaram a última rodada já classificadas. São Lucas e Rural enfrentaram-se numa partida para ver quem descolava sua 1ª vitória. A Rural precisou do um contra o goleiro para vencer o São Lucas e garantir a 3ª colcação do grupo. Vitória de virada, pois o São Lucas havia ganhado o 1° set. Na última partida da fase classificatória, o Itaguaí I venceu os seropedicenses do Alfredo Prado por 2 sets a 0, com parciais de 16-10 e 13-12, sendo este último set decidido nos segundos finais. Com estes resultados, Itaguaí I passou em 1° na chave, indo pegar a Cidade das crianças na semifinal. O Alfredo Prado iria aguardar em quadra o Arena para o seu confronto na semi.
Porém, Alguns atletas do Alfredo Prado necessitavam ir embora devido a outros compromissos esportivos e após comunicar a organização do evento, A 1ª semifinal teve o Arena declarado vencedor e aguardando o vencedor da outra semifinal. Itaguaí I e Cidade das Crianças entraram em quadra para definir o 3° colocado e quem brigaria pelo caneco contra o Arena.
O jogo em si foi relativamente tranquilo, com o 1° set tendo terminado em 18-9 para a equipe local, que manteve o gás no 2° set e venceu por 20-17. Com o resultado, Cidade das Crianças conquistou o bronze, já que o Alfredo Prado precisou ausentar-se da competição.
A final começou bem interessante para o Itaguaí I, que parece não ter sentido o fato de fazer 2 partidas seguidas. Fechou o 1° set em 18-12, sendo que a vantagem chegou a ser maior durante os 10 minutos. O Arena encostou no fim desse tempo e levou esse gás para o 2° set, quando chegou a abrir 8-0. Mas, com o passar dos ponteiros, o Itaguaí conseguiu equilibrar a peleja e chegou a estar vencendo o set quando faltavam cerca de 20 segundo para o fim do tempo, o que lhes garantiria o título. Porém numa escolha errada de jogada, o Arena, que conta com jogadores vindo de um brasileiro, aproveitaram o exíguo tempo para marcar e fechar o set em 15-14.
No um contra o goleiro, que coroou a bela competição proporcionada entre todas as equipes que aceitaram o convite, O Itaguaí I venceu, ao converter todos os lances, marcando 10-6 no placar. Com isso o Itaguaí I, quem constantemente chega as finais das competições que disputa levantou mais essa taça e, mostrou estar em pé de igualdade com os melhores do estado do Rio de Janeiro.
Vale destacar a excelente arbitragem de 3 veteranos árbitros que correm o país ajudando no desenvolvimento do handebol: Baiano, Gaia e Rieke.
Os Jogos de Verão 2011 são promovidos pela Prefeitura de Itaguaí com realização da Secretaria de Indústria, Turismo e Esportes através da Coordenação de Esportes, contando com o apoio da Secretaria de Obras, Saúde, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Transporte, Segurança e a Polícia Militar.
Vale destacar a excelente arbitragem de 3 veteranos árbitros que correm o país ajudando no desenvolvimento do handebol: Baiano, Gaia e Rieke.
Os Jogos de Verão 2011 são promovidos pela Prefeitura de Itaguaí com realização da Secretaria de Indústria, Turismo e Esportes através da Coordenação de Esportes, contando com o apoio da Secretaria de Obras, Saúde, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Transporte, Segurança e a Polícia Militar.