domingo, 22 de maio de 2011

Belford Roxo se firma como potência no handebol carioca

Acabou no último sábado, 21, mais uma competição da Prefeitura de Itaguaí. O handebol de quadra contou com sua primeira competição no ano de 2011 através da Copa Cidade do Porto de handbeol masculino sub 20. Participaram 8 equipes de Itaguaí (Itaguaí-Colégio CEM; C.E. Clodomiro Vasconcelos e CIEP 329), Seropédica (CIEP 155 e Alfredo Prado), Belford Roxo (Belford Roxo-Unihand) e Rio de Janeiro (São Lucas e C.E. Jeannete Mannarino).
Durante a 1ª fase as equipes dividiram-se em 2 grupos, onde cada uma delas fez 3 jogos e buscaram as 2 vagas destinadas às semifinais. Pelo grupo A, passaram as equipes Itaguaí e Jeannete que, enfrentando-se na última rodada já chegaram classificadas, mas lutavam pela 1ª posição com o intuito de fugir da fortíssima equipe de Belford Roxo, favorita ao título da competição. Num dos jogos mais empolgantes da competição, a equipe apoiada pelo Colégio CEM conseguiu a virada nos instantes finais da pertida e ainda contou com um tiro de 7 metros perdido pela equipe campograndense. Pelo grupo B, passaram Belford Roxo e Clodomiro Vasconcelos.
Na semifinal, as 2 equipes de Itaguaí abriram os trabalhos, porém mesmo com os reforços anunciados e que não se concretizaram, o Clodomiro foi massacrado pelo Itaguaí-Colégio CEM, que fez impressionantes 22x02 para uma semifinal. Enquanto a equipe Itaguaí esperava tranquila o vencedor da outra semifinal, a equipe do Clodomiro, reconhecendo sua fragilidade abdicou de disputar o bronze. Na 2ª semifinal, todos esperavam um jogo bastante forte, pois ambas as equipes apresentaram um jogo pesado durante a competição. Mas, o que se viu foi um jogo muito leal e com a equipe do Jeannete desperdiçando várias chances nos seus ataques. A equipe de Belford Roxo apresentou um melhor aproveitamento nas suas finalizações, o que refletiu-se no placar final: 19x11 para a equipe da baixada.
Com o Jeannete já tendo garantido o bronze, a partida final foi marcada por um certo equilíbrio ao contrário do que esperavam os especialistas de plantão. O Belford Roxo manteve-se sempre a frente do placar, alternando momentos de maior vantagem com momentos de pressão por parte da equipe comandada pelo prof. Juan Barão. Com o término do 1º tempo, Belford Roxo tinha a dianteira, porém essa dianteira indicou uma volta mais conservadora para a 2ª etapa, diferentemente da equipe do Itaguaí-Colégio CEM que voltou de forma mais aguerrida, buscando mais uma taça para a sua coleção. Os presentes à Quadra Municipal viram um excelente 2º tempo, com as equipes alternando-se na dianteira do placar, mas sem distanciar muito, mantendo o suspense até os últimos segundos. Prevaleceu o maior conjunto da equipe do Belford Roxo-Unihand, que marcando o seu 14º gol nos segundos finais abriu a diferença mínima e festejou bastante seu 1º título no sub itaguaiense. Parabéns ao comandante Rômulo que nos brindou com um excelente trabalho demonstrado por sua equipe nesse mês de competição.
A partir do próximo dia 04 de junho, serão as meninas que buscarão a taça da Copa Cidade do Porto de handebol sub 20. A competição foi uma promoção da Prefeitura de Itaguaí com realização da Secretaria de Indústria, Turismo e Esportes através da Coordenação de Esportes.