domingo, 4 de dezembro de 2011

Itaguaí Rugby fica em 3° no estadual de rugby sevens

12 equipes participaram da 3ª etapa do estadual de rugby sevens, competição promovida Federação de Rugby do Estado do Rio de Janeiro sob chancela da Confederação Brasileira de Rugby. A realização ficou a cargo do Itaguaí Rugby com o apoio da Prefeitura de Itaguaí. As equipes que disputaram a competição foram as seguintes: Itaguaí A e B; Maxambomba (Nova Iguaçu); Vila Real (Niterói); Recreio (Rio de Janeiro); Resende; Guanabara (Rio de Janeiro); Rio Rugby; Niterói; Rural (Seropédica); Volta Redonda e Campos. A distribuição das equipes demonstra a expansão desta modalidade em nosso Estado. No sábado nublado em Itaguaí, as equipes entraram em campo por volta das 10h com o objetivo de saber quem ficaria com as vagas no brasileiro a ser disputado em São Paulo no fim do mês. 
O Rugby Sevens é a modalidade olímpica do rugby, jogada com 7 jogadores em cada equipe e tempo reduzido (2 tempos de 7 minutos) e, caso haja empate, a prorrogação é no try de ouro (quem marcar primeiro ganha o jogo.
A parte da manhã foi marcada pela disputados primeiros jogos de cada equipe, em que definiram-se os semifinalistas: Itaguaí que passou apertado pelo Vila Real que já havia deixado o Maxambomba foram da competição;  o Guanabara, que eliminou o Recreio; Rio Rugby que passou por Niterói com o placar de 12 x 5 e Campo que bateu a equipe de Volta Redonda. 
Enquanto os presentes aguardavam a definição das primeiras colocações, disputou-se as taças de prata (5° ao 8° lugar) e a taça de bronze (9° ao 12° lugar). Na taça de bronze, a classificação foi a seguinte: Rural, Maxambomba, Resende e Itaguaí B. Na taça de Prata quem levou a melhor foi o pessoal do Niterói, seguido por Vila Real, Volta Redonda e Recreio. 
A taça de ouro aguardava por seus 4 jogos finais. A 1ª semifinal entre Itaguaí e Guanabara era esperada com grande ansiedade, pois a vitória do Itaguaí significava a vaga inédita para o brasileiro. No entanto, o pessoal do Guanabara entrou com a motivação lá em cima e passou o carro na rapaziada do Itaguaí que não viu a cor da bola com o seu jogo concentrado no meio do campo. Mas, ainda restava uma esperança que era a derrota do Guanabara na final. Na outra semifinal, o Rio Rugby atropelou como um caminhão sem freio o Campos: 48 x 0. Campos que foi atordoado para a disputa do bronze e foi atropelado novamente por Itaguaí, que dependia da vitória para manter viva a esperança do brasileiro. A equipe local não deu chance à galera do Norte-Fluminense e dominou o jogo. Agora era aguardar a final entre Guanabara e Rio Rugby, até então a grande favorita ao título da etapa e da competição. Porém, o Guanabara logo em seu primeiro ataque        marcou um try e fez a conversão, abrindo 7 x 0, ficando a frente do marcador logo no início do jogo. O Rio Rugby ainda tentou a reação, mas o Guanabara estava focado em conquistar a etapa e a vaga para o brasileiro e, essa força fez com que a equipe abrisse 21 x 0 na equipe referência do rugby fluminense. No fim do jogo o Rio Rugby fez seu try de honra, assim como a conversão, fechando a partida em 21 x 7 a favor do Guanabara, campeão da etapa e detentor da 2ª vaga do Rio de Janeiro no brasileiro de sevens. O Rio Rugby foi o campeão do circuito e garantiu a outra vaga. À galera do Itaguaí restou o consolo de chegar muito perto da elite do rugby nacional que o caminho que vem sendo trilhado se mostra correto.
Estiveram presentes ao evento Rodolfo Carugatti e Paulo Kneip, presidente e vice da Federação Fluminense de Rugby; Alexandre Valle, secretário de Indústria, Turismo e Esportes da Prefeitura de Itaguaí; Pedro Alexandre, Coordenador de Esporte da Prefeitura de Itaguaí; Robertinho, presidente da Liga Desportiva de Itaguaí e o agradecimento à SAMU que no período da tarde mandou 2 ambulâncias ao evento, à Polícia Militar que passou por lá,  a galera de Itaguaí que prestigiou o evento e ao pessoal do Itaguaí Rugby que montou a linda festa elogiada por Paulo Kneip ao final do evento. Que venha 2012 com a continuação do desenvolvimento do rugby itaguaiense.